Afetividade e lúdico no jogo do desenvolvimento social infantil
Em 10/09/2024
Comentário de Gisele Holanda Noel
Artigo de Maria Vitoria Mamede Campos Maia, Nathália Inácio de Souza e Natasha Moutinho Geada
As autoras dedicam-se há 15 anos a pesquisas empíricas realizadas no ambiente escolar, focando na questão do lúdico no processo de ensino e aprendizagem com crianças com problemas de aprendizagem e comportamentos disruptivos ou problemas emocionais decorrentes de barreiras na aprendizagem.
O objetivo do estudo é relacionar os conceitos afetividade e lúdico analisando suas contribuições no ambiente escolar uma vez que ambos são a base do processo de criação e ensino-aprendizagem e que desenvolvem no sujeito a capacidade de poder construir a autoria de pensamento e que tenham um desenvolvimento suficientemente bom, por meio da segurança e da construção de vínculo advindas de uma relação com seu educador.
Assim, o artigo é permeado pela reflexão: Que relações existem entre afetividade e lúdico e como práticas fundamentadas nesses conceitos que podem contribuir para o ambiente escolar das crianças?
O afeto, o lúdico e o vínculo são essenciais na vida da criança, criando um ambiente seguro e confiável que promove a abertura do espaço potencial, um ambiente psíquico onde o sujeito pode criar e transformar.
Conclui-se que as práticas educativas que primam pela afetividade e pelo lúdico geram aprendizagens significativas e efetivas, essenciais para o desenvolvimento integral das crianças.
Para ler o artigo na íntegra, acesso nossa plataforma científica: www.akademia.fabricatekoa.com
Tekoa – Centro de Estudos da Aprendizagem
Telefones: (21)2286-2572. (21)99336-8086 (WhatsApp)