Por Favor, Chamem a Professora!

Em 26/12/2022

Comentário de Maria Luiza Oliveira Castro de Leão

 

Artigo de Maria Vitoria Mamede Campos Maia e Nadja Nara Barbosa

Relato de Uma Experiência Clínica

CHAMEM A PROFESSORA é um texto que traz um tema extremamente interessante por sublinhar a necessidade de uma reflexão  relativa ao exercício do magistério  das  “disciplinas Psi”.

O artigo, embasado em argumentos de Freud e de Winnicott, relata o caso de uma aluna universitária que, cursando a disciplina de psicanálise, vive um episódio em que ela, possivelmente mobilizada pelos conteúdos veiculados em classe, tranca-se no SPA, espaço clinico da Universidade, e chama a sua professora (autora do artigo).  

Temos a experiência quotidiana que as aulas de psicopatologia, psicanálise, psicologia clínica em geral, psicopedagogia, “afetam” mentalmente os alunos (oxalá).  Vitória Maia propõe, em seu texto, que exista uma escuta, por parte dos docentes, quando houver casos que lhes endereçam algum apelo, desde que os professores que recebem a demanda, não se coloquem como terapeutas desses discentes.

No caso narrado pela autora-professora, a aluna vai ao SPA universitário e, trancada naquele espaço clinico, chama a sua professora. Tudo indica que a aluna precisava da presença da professora (que apresentava a psicanálise aos seus alunos) para se acalmar, se organizar internamente, mesmo que ambas tenham “apenas” ficado em silêncio durante um tempo.

A docente atende, a partir da psicanálise, um chamado da aluna, que pode se recompor de um emergente interno importante ao se sentir acolhida.  Portanto, podemos pensar que, mesmo não se colocando como a terapeuta da aluna, essa professora facilitou um caminho terapêutico e possivelmente ajudou que uma porta se abrisse para um processo clinico psicanalítico à essa aluna, a partir de uma vivência universitária que teve uma participação essencial da professora.

Para ler o artigo na íntegra, acesso nossa plataforma científica: www.akademia.fabricatekoa.com

www.tekoa-aprendizagem.com.br

Tekoa – Centro de Estudos da Aprendizagem

Telefones: (21)2286-2572. (21)99336-8086 (WhatsApp)