GESTOS INFANTIS, HISTÓRIA, CRÍTICA: OS ESCRITOS DE WALTER BENJAMIN SOBRE A INFÂNCIA

23/09/2019

 

Por Maria Eduarda Castro

( Maria Eduarda Castro possui graduação em Cinema (Comunicação Social) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009), mestrado em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica (2012). Doutorado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (2018). Saiba mais em: www.akademia.fabricatekoa.com)

 

Sabe-se que a filosofia da história de Walter Benjamin se volta para a tradição dos oprimidos. Em seu texto “Teses sobre o conceito de história” (BENJAMIN, 1994), a história aparece como uma luta entre opressores e oprimidos, ou entre “vencedores” e “vencidos”. “Os que num momento dado dominam – escreve ele – são os herdeiros de todos os que venceram antes” (BENJAMIN, 1994, p. 225). São eles que erguem as narrativas hegemônicas, que irão dominar o desenrolar dos fatos. Benjamin era muito critico do chamado historicismo da época, uma corrente alemã bastante predominante, que se focava mais nos fatos já consagrados, perfilados em uma progressão. O historiador historicista se afasta da investigação do passado como algo em aberto, e entrelaçado ao presente. Ele se volta para o passado como em um “era uma vez” (BENJAMIN, 1994, p. 231) . Por isso, se prende à tradição dos vencedores. Para Benjamin, cada geração, e cada um de nós, carrega constantemente o risco de aderir a essa tradição (BENJAMIN, 224).
É necessário, por essas razões “escovar a história a contrapelo”, para daí extrair uma “verdadeira” história, do ponto de vista dos vencidos. Isso significa, entre outras coisas, se aprofundar nas dimensões menos oficiais ou consagradas, nos fatos “menores”. “O cronista que narra os acontecimentos, sem distinguir entre os grandes e os pequenos, leva em conta a verdade de que nada do que um dia aconteceu pode ser considerado perdido para a história” (BENJAMIN, 1994, p. 223).

 

Para ler o artigo na íntegra, acesso nossa plataforma científica: www.akademia.fabricatekoa.com

 

www.tekoa-aprendizagem.com.br

Tekoa – Centro de Estudos da Aprendizagem

Telefones: (21)2286-2572. (21)99336-8086 (WhatsApp)