A Banda Moebius (Lacan) e a Clínica Psicopedagógica (Antonio Mamede Neves)

Em 10/06/2022

por Ana Bocchini (aluna da Formação em Psicopedagogia do Tekoa)

Este artigo apresenta os conceitos da banda de Moebius para a superação do sintoma na dificuldade de aprendizagem, objeto da psicopedagogia.

A banda de Moebius, criada pelo matemático de mesmo nome, é uma superfície unilateral de uma borda obtida pela colagem das duas extremidades de uma fita, após efetuar meia volta em uma delas. Ao fazermos essa torção, temos a impressão que a faixa apresenta duas faces, mas, na realidade, trata-se de uma superfície de uma só face, no qual o direito e o avesso estão contidos um no outro.

Existe uma semelhança entre a banda de Moebius e o sintoma no ponto de vista psicanalítico, tal como Freud denominou como compulsão à repetição. Para interromper esse processo repetitivo torna-se necessário agir sobre a permanência do sintoma, sendo necessário alterar sua estrutura, fazendo um corte na “carapaça” defensiva do sintoma. Analogicamente, para alterar a estrutura da banda de Moebius basta praticar-se nela um corte longitudinal, a partir de qualquer ponto, com uma tesoura. Esse corte fará aparecer não uma duplicação da banda, mas sim uma face direita e esquerda, verso e anverso etc.

Para a psicanálise, então, isso significa que é indispensável no sintoma, não uma pontuação feita pelo terapeuta, mas “um corte”, uma interpretação, que tornem possíveis uma estrutura diferente, com características próprias. Este procedimento é o que Lacan traz como premissa: “a interpretação é o corte”.

No campo da psicopedagogia, o sintoma de dificuldade de aprendizagem pode ser apresentado a partir de várias causas emocionais e cognitivas, sendo perfeitamente viável utilizar dos conceitos da banda de Moebius para a sua superação. Quando um cliente chega à um psicopedagogo, cabe a tarefa de operacionalizar “cortes” no processo sintomático de aprendizagem, eliminando a banda de Moebius, através de recursos técnicos e de uma atitude “empático-terapêutica”.

Para ler o artigo, acesse nossa plataforma científica: www.akademia.fabricatekoa.com

www.tekoa-aprendizagem.com.br

Tekoa – Centro de Estudos da Aprendizagem

Telefones: (21)2286-2572. (21)99336-8086 (WhatsApp)