Rios sem discurso. Agressividade da infância na contemporaneidade – Maria Vitoria Campos Mamede Maia
Em 14/09/2022
Comentário de Renata Lia Ferreira da Silva
O livro da professora M. Vitória C. Mamede Maia traz reflexões relevantes, por um viés social, acerca de crianças e adolescentes que cometem atos agressivos / violentos, reprovados pela sociedade. A obra é “costurada” com base na visão de Winnicott (o famoso psicanalista inglês). Desse modo, a autora apresenta diversas questões relativas a causalidade dessa agressividade, elencando-a como um ‘problema social’.
Maia apresenta seu ‘Rios sem discurso’ sob uma perspectiva cronológica, escrevendo sobre o início do desenvolvimento do ser humano indo até as temáticas que se propõe a discutir. Numa linguagem dialética com o leitor, aborda paradoxos e construções de ideias que provocam reflexões e indagações nesse leitor. A agressividade é discutida então, como uma forma de apelo e, a partir das ideias de Winnicott, a autora traz novas questões para a problemática abordada, discutindo limites, questões patológicas, sempre convidando o leitor a se desconstruir a partir de um novo prisma colocado.
Maia, abordando o comportamento antissocial das crianças e seus simbolismos traz para o debate a brincadeira infantil, o papel da mãe, a relação do bebê com o objeto e as relações de perda – que podem ir moldando as situações adversas que impactam no desenvolvimento da criança.
Um livro atual e interessante que traz ainda as demandas parentais e sociais ligadas à contemporaneidade, isto é, questões relativas às mudanças nas estruturas sociais e aos novos papéis que vêm assumindo as famílias e como esses temas reverberam no desenvolvimento infantil.
A conclusão emocionada (e emocionante) traz a provocação final de buscar compreender a agressividade com um olhar que busca preencher os buracos vazios dessas infâncias.
Para ler o artigo na íntegra, acesso nossa plataforma científica: www.akademia.fabricatekoa.com
www.tekoa-aprendizagem.com.br
Tekoa – Centro de Estudos da Aprendizagem
Telefones: (21)2286-2572. (21)99336-8086 (WhatsApp)