• O pensamento teórico do Tekoa – Maria Luiza Leão

    Autor: Maria Luiza Leão
    Editora: Publit

    A obra mostra o pensamento teórico que fundamenta as atividades do Tekoa, como Centro de Estudos da Aprendizagem. Desse modo, apresenta um constructo teórico para o campo da psicopedagogia denominado noologia estruturalista que articula aportes da epistemologia genética de Piaget com a psicanálise. Aborda o conceito de turbulência em psicologia assinalando o significado simbólico dramático da desequilibração cognitiva piagetiana e a importância da desestabilização cognitiva na construção dos conhecimentos. A autora indica uma pedagogia da turbulência e propõe uma técnica didática chamada ciências experimentais

    Aquisição da versão impressa diretamente com a autora Maria Luiza Leão: (21) 99336-8086 ou da versão on line no site www.akademia.fabricatekoa.com

    disponivel-aquisicao

     

  • A super descoberta – Maria Luiza Leão

    Autor: Maria Luiza Leão

    História de um menino solitário que passa seus dias de férias vendo televisão.  O texto aborda conceitos de estar conectado e estar desconectado, de transformação, de descoberta de si e do mundo. O formato e a manipulação das páginas do livro levam o leitor a reflexões e descobertas em relação ao seu quotidiano e a sua vida.  A obra convida a criança a pensar no brincar e na criação de brinquedos.

    Há um esboço de um filme sobre a obra e música (letra de Maria Luiza Leão, melodia de Estela Miranda, partitura de Debby Growald).

    disponivel-producao

    Para editoras ou parceiros com intenção de produzir o livro, basta entrar em contato com o Tekoa.

    Fale conosco por Whatsapp

    Se preferir também pode nos contatar por outros meios:
    (21) 2286-2572 ou (21) 99336-8086 (whatsapp)
    tekoa@tekoa-aprendizagem.com.br

  • Ana criança – Maria Luiza Leão

    Autor: Maria Luiza Leão

    Em uma linguagem poética, o texto fala de uma menina em busca de contato com os elementos básicos da natureza e as dificuldades desse encontro.

    Ana Criança, num dia triste e vazio,
    Carregando no peito uma antiga lembrança
    Escolhe um caminho
    Sai em busca de espaço
    Sai à cata de velhos amigos
    Olha pro céu:
    “Sol, ó sol, você que daí tudo vê e de brilhar e nunca se cansa
    diga-me uma coisa: fogo que dança
    pode gostar de criança?”
    (…)

    disponivel-producao

    Para editoras ou parceiros com intenção de produzir o livro,basta entrar em contato com o Tekoa.

    Fale conosco por Whatsapp

    Se preferir também pode nos contatar por outros meios:
    (21) 2286-2572 ou (21) 99336-8086 (whatsapp)
    tekoa@tekoa-aprendizagem.com.br

  • Tiço no feitiço da bruxa – Maria Luiza Leão

    Autor: Maria Luiza Leão

    Livro infantil de caráter interativo, o primeiro da Série Fazendo Junto, usa um discurso inspirado numa narrativa de contos de fadas para convidar o leitor a construir boa parte da obra num clima de mistério, aventura e desafio. O livro motiva a criança a viver uma experiência de co-autoria. O texto, de cunho artístico-paradidático, convida a criança a mobilizar o seu “ser total” – estético, afetivo, cognitivo e psicomotor – para realizar as atividades solicitadas para a elaboração da obra. Desse modo, a aprendizagem de conceitos pedagógicos, tais como cor, formas geométricas, tempo cronológico… será fruto de uma construção criativa evitando-se um mero adestramento de habilidades e percepções.

    disponivel-producao

    Para editoras ou parceiros com intenção de produzir o livro, basta entrar em contato com o Tekoa.

     

    Fale conosco por Whatsapp

    Se preferir também pode nos contatar por outros meios:

     (21) 2286-2572 ou (21) 99336-8086 (whatsapp)
    tekoa@tekoa-aprendizagem.com.br

  • 1 – Começando a tocar piano e a ler partituras – Celso Wilmer

    Autor: Celso Wilmer

    Uma história em quadrinhos começa por ilustrar a lógica das gotinhas que “pingam” no teclado para mostrar as teclas a tocar. Apresenta-se a Metodologia dos Quatro Tipos de Partitura: (a) gotinhas verticais; (b) gotinhas horizontais comparadas a (c) símbolos tradicionais nas mesmas cores; e (d) símbolos tradicionais em p&b. Assim, de modo natural, o estudante aprende a ler e escrever partituras. Inclui: Gotinhas Adesivas.(76p.)

    Repertório:
    Bão-ba-la-lão/Sweetly sings the donkey/Song of the road/Passa, passa, gavião/Marré de ci/ Sapo jururu/Careca do Vovô/Lagarta pintada/Ciranda, cirandinha/O cravo brigou com a rosa/Marcha, soldado/Ten little indians/Capelinha de melão/Samba Le-lê/Mulher rendeira/Carneirinho, carneirão/Noite feliz (Gruber)

    Telefone para aquisição:
    Celso Wilmer – 55 21 99708-3335

  • 2 – Ainda começando a ler e a tocar piano – Celso Wilmer

    Autor: Celso Wilmer

    Repete-se a HQ que explica a idéia das gotinhas musicais (incluindo Gotinhas Adesivas), bem como a Metodologia das Quatro Partituras para aprender cada canção. Com ela, o estudante dispõe de um caminho natural de abstração dos símbolos musicais, baseado na epistemologia genética de Jean Piaget. Começa-se a tocar com as duas mãos, no espírito destes três primeiros da série Cadernos Básicos.(70p.)

    Repertório:
    Peixe vivo/Cai, cai, balão/London Bridge/Bate, bate o ferreiro/A carrocinha/O, Suzana/ Mysterious procession/Parade/Sea chantey/Entrei na roda/Cotillion Polka/La raspa/ Ah! Vous dirai-je Maman/Skip to my lou/Sailor’s dance/First serenade

    disponivel-aquisicao

    Telefone para aquisição:
    Celso Wilmer – 55 21 99708-3335

  • 3 – Mão esquerda: acordes na vizinhança de Dó M/Lá m – Celso Wilmer

    Autor: Celso Wilmer

    Continuando a tocar com as duas mãos. O caderno apresenta os primeiros acordes, bem como o início da teoria de Harmonia, o estudo dos acordes e suas relações. Os seis principais acordes das tonalidades de Dó Maior e Lá menor constituem a vizinhança harmônica de Dó M/Lá m. Tais acordes perfeitos, três Maiores e três menores, são formados com tons da escala (armadura) de Dó M e Lá m.(68p.)

    Repertório
    First serenade/A rosa (Cobb)/O du lieber Augustin/My darling Clementine/Old McDonald had a farm/Auld lang syne/Greensleeves/Jesus alegria dos homens (Bach)/ Funkeando (Alvarenga)/Il pianista virtuoso (Hanon)

    disponivel-aquisicao

    Telefone para aquisição:
    Celso Wilmer – 55 21 99708-3335

     

  • 4 – Mudança de tom: da armadura de Dó M a Sol M e Fá M – Celso Wilmer

    Autor: Celso Wilmer

    Primeiro caderno da série Pautas Comparadas, orientada para comparações entre tonalidades etc. e abstração de conceitos como acorde de Tônica, Dominante etc. Neste, compara-se a armadura de Dó M/Lá m àquelas próximas: Sol M/Mi m e Fá M/Ré m – usando-se as mesmas cores e os mesmos símbolos de gotas, algo impossível na partitura tradicional. Prossegue a Metodologia das Quatro Partituras.(96p.)

    Repertório
    Song of the road/Passa, passa, gavião/Noite feliz (Gruber)/Sea chantey/La raspa/Ah! Vous dirai-je Maman/First serenade/Old McDonald had a farm/Funkeando (Alvarenga) /Chegou o Natal (Costa)

    disponivel-aquisicao

    Telefone para aquisição:
    Celso Wilmer – 55 21 99708-3335

  • 5 – Modos melódicos & Cifras em Clássicos para principiantes – Celso Wilmer

    Autor: Celso Wilmer

    Aqui, compara-se os modos melódicos (gregos) que se constróem com os tons da escala de Dó Maior: modo jônico/Maior, dórico, frígio, lídio, mixolídio, eólio/menor e lócrio. Apresenta-se o modelo cromático para tons/graus e acordes/funções harmônicas, compatível com esses modos melódicos e com o transporte de tonalidade. Utiliza-se ainda a Metodologia das Quatro Partituras.(84p.)

    Repertório
    Jesus alegria dos homens (Bach)/William Tell (Rossini)/Coral (Bach)/Greensleeves/ Sonatina em Lá menor (Cobb)/Gymnopédie 1 (Satie)/In Dorian-Phrygian-Lydian-Mixolydian Mode (Bartók)/Salve festa dies (Fortunatus)/51 Exercises: 1a (Brahms)

    disponivel-aquisicao

    Telefone para aquisição:
    Celso Wilmer – 55 21 99708-3335

  • 6 – Música & Matemática: 1 – apresentando as Partituras Modeladas-por-Cores – Celso Wilmer

    Autor: Celso Wilmer

    Primeiro caderno da série Gênese da Teoria, onde se apresenta, de forma breve, os elementos que compõem a partitura tradicional. Também discute-se como atribuir cores a esses elementos: tons, acordes, vozes do coral, partes da peça musical etc. As Partituras Modeladas-por-Cores usam ainda símbolos tradicionais, mas com o modelo cromático que ajuda a identificar as teclas a tocar e ainda “ensina harmonia”.(86p.)

    Repertório
    Coral (Bach)/Gymnopédie 1 (Satie)/Menuet 9 (Bach)/Sonata ao Luar (1º mov., Beethoven)/Sonata XVI (2º mov., Mozart)/Sara (Nicks)

    disponivel-aquisicao

    Telefone para aquisição:
    Celso Wilmer – 55 21 99708-3335

  • 7 – The Beatles – compositores na banda e além: 1 – Celso Wilmer

    Autor: Celso Wilmer

    Primeiro caderno tipo songbook, da série Gênero Pop-Rock. Nele, cada canção é exibida, antes em tonalidades de mais fácil execução no piano – e agora também no violão; e depois, na tonalidade original. Introduz-se, mais amplamente, as Cifras Descritivas dos acordes, bem como o desenho destes nos conhecidos cabinhos de violão das revistas de música popular. O Adagio da Sonata ao Luar de Beethoven inspirou Because.(92p.)

    Repertório
    Imagine (Lennon)/Octopus’s garden (Starr)/For no one (Lennon&McCartney)/And I love her (Lennon&McCartney)/Something (Harrison)/Here, there and everywhere (Lennon&McCartney)/Here today (McCartney)/Because (Lennon&McCartney)/I’m only sleeping (Lennon&McCartney)/Red lady too (Harrison)/Sonata ao Luar (Adagio, Beethoven)

    disponivel-aquisicao

    Telefone para aquisição:
    Celso Wilmer – 55 21 99708-3335 

  • 8 – Música & Matemática: 2 – apresentando as Partituras de Arco-Íris – Celso Wilmer

    Autor: Celso Wilmer

    Continuação da discussão teórica sobre os melhores símbolos e cores para uma partitura musical autoevidente, gerando as Partituras de Arco-Íris. Entre outros pontos, discute-se o transporte de tonalidade e introduz-se as Cifras Descritivas, que descrevem o acorde e suas alterações de modo lógico e prático. As Gotinhas Adesivas são coladas no teclado do piano ou cabo do violão para se identificar pelas cores que tons tocar.(98p.)

    Repertório:
    Sonata XVI (2º mov., Mozart)/Sonata ao Luar (1º mov., Beethoven)/Gymnopédie 1 (Satie)/Old McDonald had a farm/Beautiful child (Nicks)

    disponivel-aquisicao

    Telefone para aquisição:
    Celso Wilmer – 55 21 99708-3335

  • 9 – Música & Matemática: 0 – a pré-história matemática das Partituras de Arco-Íris – Celso Wilmer

    Autor: Celso Wilmer

    A discussão teórica sobre a aplicação do design de informação na transmissão de conhecimento prossegue. A epistemologia genética de Piaget, antes da música, foi empregada pelo Autor na sua dissertação de mestrado Modelos na aprendizagem da matemática. Além deste trabalho, o caderno traz uma história em quadrinhos, Topologia: como se o mundo fosse de borracha, e um projeto de infodesign aplicado ao ensino de matemática, O quadro-negro de matemática (o pioneiro entre estes).(95p.)

    disponivel-aquisicao

    Telefone para aquisição:
    Celso Wilmer – 55 21 99708-3335

  • 10 – Follow me, Newton… – Infodesign & Música. Dança.Geometria – Celso Wilmer

    Autor: Celso Wilmer

    Este quarto caderno Gênese da Teoria apresenta o design de informação aplicado aos campos da música, da dança e da geometria. “Follow me, Newton…” é uma expressão jocosa para informar por que o modelo de cores para tons musicais criado por Issac Newton e seguido de perto por outros é inadequado para “ensinar Harmonia”. As Ilustrações L-W para Dança e a Nomenclatura para Posições de Dança ensinam bailarinos a ler a partitura de balé escrita em Benesh Movement Notation. Também propõe-se aqui uma tripla correspondência entre polígonos, cores e tons musicais que viabiliza a troca de informação entre estes três campos.(98p.)

    disponivel-aquisicao

    Telefone para aquisição:
    Celso Wilmer – 55 21 99708-3335

  • 11 – Danke, Lewin! – R.s.m.: o viés dos juízos “objetivos”, na música e em tudo – Celso Wilmer

    Autor: Celso Wilmer

    O caderno inaugura a série Vivência Musical, dedicada aos aspectos psicológicos e emotivos da experiência musical. Este contém dois trabalhos acadêmicos: um apresenta a Psicologia Topológica de Kurt Lewin. O outro aborda a relação entre as dimensões psicológica e social do indivíduo (aqui, o músico e a musicista). Em especial, no capítulo “Fora, cidadania; dentro, auto-interesse” da tese de doutorado do Autor, capítulo este baseado, além de em Lewin, no trabalho do sociólogo Norbert Elias.(90p.)

    disponivel-aquisicao

    Telefone para aquisição:
    Celso Wilmer – 55 21 99708-3335

  • 12 – Violão: começando a tocar e a ler música – Celso Wilmer

    Autor: Celso Wilmer

    Primeiro Caderno Básico para o ensino do violão. Começando com uma valsa de dois acordes, traz canções fáceis nestes ritmos: valsa, guaraña, toada-canção, marcha-rancho e samba-canção. Acordes nas tonalidades de Lá Maior e Dó Maior/Lá menor. Inclui: Cifras Descritivas, além da Metodologia das Quatro Partituras, também as Gotinhas Adesivas para o cabo do violão.(96p.)

    Repertório

    Serenô (Almeida)/Hi-Lili, hi-lo (Karper)/Natal das crianças (Blecaute)/Encosta a tua cabecinha (Borges)/Prece ao vento (Mendes)/Luar do sertão (Paixão Cearense)/ Pastorinhas (Rosa&Barro)/Bandeira branca (Nunes&Alves)/Balada triste (Vogeler&Silva)/Risque (Barroso)/A noite do meu bem (Duran)

    disponivel-aquisicao

    Telefone para aquisição:
    Celso Wilmer – 55 21 99708-3335

  • 13 – Peças fáceis para piano: 1 – do folk aos clássicos – Celso Wilmer

    Autor: Celso Wilmer

    Quarto Caderno Básico para piano/teclado, com canções populares e clássicos para iniciantes. Peças em três armaduras próximas: Dó M/Lá m, Sol M/Mi m e Fá M/Ré m. Mais uma vez, os símbolos tradicionais em p&b são introduzidos começando com gotinhas verticais; em seguida, estas “deitam” e usam suas cores para o estudante poder comparar as simbologias, das gotas e tradicional.(88p.)

    Repertório

    O bifinho/Au clair de la lune/Sailor’s dance/Menuet (Krieger)/Sailor’s hornpipe/Ecossaise (Weber)/Acalanto (Lorenzo Fernândez)/Arabescos (Burgmüller)/Aria (Mozart)/ Quiqueñita/Joyous farmer (Schumann)/50 Pequenos estudos: 1 (Brahms)

    disponivel-aquisicao

    Telefone para aquisição:
    Celso Wilmer – 55 21 99708-3335

  • 14 – Leitura musical: 7 aperfeiçoamentos em qualidade de informação – Celso Wilmer

    Autor: Celso Wilmer

    Quinto caderno da série Gênese da Teoria. Sob a forma de uma adaptação do formulário de inscrição no registro de propriedade industrial e na Library of Congress (E.U.A.). Contém: (1) Resumo do Relatório; (2) Descrição do estado da técnica; (3) Aperfeiçoamentos realizados: Partituras de Gotas e (4) Partituras de Arco-Íris; e (5) Os 7 aperfeiçoamentos passo a passo. Apresenta – além dos quatro tipos da Metodologia dos Quatro Tipos de Partitura, estes outros tipos: Partituras Transtonais; Partituras Transtonais Cartesianas; Partituras de Gotas e de Arco-Íris com Transporte de Tonalidade.(97p.)

    Repertório
    Au clair de la lune/Silent night, holy night (Gruber)/Coral (Bach)/Old McDonald had a farm/Jesus alegria dos homens (Bach)/Prelúdio no. 1 (Bach)

    disponivel-aquisicao

    Telefone para aquisição:
    Celso Wilmer – 55 21 99708-3335

  • 15 – The Beatles – compositores na banda e além: 2 – Celso Wilmer

    Autor: Celso Wilmer

    Seguindo The Beatles 1, este caderno traz canções em novas armaduras/tonalidades, além de Dó M/Lá m, Sol M/Mi m e Fá M/Ré m. Explora-se Ré M, Lá M e outras. Como o seu anterior, este também homenageia um compositor clássico por sua influência sobre a banda: J.S. Bach, inspirador de Blackbird. Metodologia de Três Tipos de Partitura (tradicional, só a cores).(96p.)

    Repertório

    I live for You (Harrison)/Don’t pass me by (Starr)/Blackbird (Lennon&McCartney)/ Isn’t it a pity (Harrison)/In my life (Lennon&McCartney)/If I fell (Lennon& McCartney)/My Love (McCartney)/Being for the benefit of Mr. Kite! (Lennon& McCartney)/Love (Lennon)/For you blue (Harrison)/Prelúdio no.1 (Bach)

    disponivel-aquisicao

    Telefone para aquisição:
    Celso Wilmer – 55 21 99708-3335

  • 16 – “Primeiro, só cores…” – mas cores informativas! – Celso Wilmer

    Autor: Celso Wilmer

    Primeiro caderno da série Só Cores, que só utiliza Partituras Modeladas-por-Cores. Ou seja, partituras tradicionais coloridas pelo modelo cromático para tons/graus e acordes/funções harmônicas do sistema Partituras de Arco-Íris. Acompanham as Gotinhas Adesivas para o cabo do violão ou teclado do piano: suas cores informam onde tocar para cada nota – além de “ensinarem Harmonia”.(80p.)

    Repertório 

    Uma compilação dos Cadernos 1 a 6, desde Bão-ba- la-lão a Gymnopédie 1 (Satie), completada com Risque (Barroso) e For no one (Lennon&McCartney)

    disponivel-aquisicao

    Telefone para aquisição:
    Celso Wilmer – 55 21 99708-3335